ID3 v.2 - O MP3 com letras, imagens e informação, muita informação!

O que é

Vamos lá: ID3 tag nada mais é que qualquer informação adicional exibida pelo player quando executando determinado MP3, que no caso de uma música pode ser seu título, artista, ano de gravação e muitas outras informações adicionais sobre esse mesmo MP3. No Winamp você vê facilmente a tag de qualquer MP3 pressionando ALT+3 sobre seu título na playlist - a lista das músicas carregadas.

Não vou aqui questionar se vale ou não a pena anexar toda essa informação ao MP3 - deixo essa polêmica toda para os fóruns especializados - sempre abarrotados de inflamadas defesas e críticas a todo e qualquer assunto. Com a ID3 tag não seria diferente.

Essa tag, uma verdadeira etiqueta de identificação do MP3, segue um padrão, denominado ID3.(portanto passarei a referir-me à tag daqui em diante como ID3).

O que mudou com a versão 2:

Na primeira versão do ID3 - a ID3 v1, o espaço destinado à essa informação era muito limitado, nunca podendo ultrapassar uma quantidade determinada de bytes, já que a tag não podia ultrapassar certos limites que são ocupados pelos dados do MP3 propriamente dito. Devido à essa limitação, acontecia com frequência a seguinte situação:

Mesmo que para o Windows Explorer, o nome do arquivo fosse, digamos:
"Bryan Adams - Have You Ever Really Loved a Woman.MP3"

A ID3v1 permitia que o título tivesse o tamanho máximo de 30 caracteres. Resultado:

O player exibia no campo "Artist" do nosso exemplo:
"Bryan Adams" (até aqui tudo bem)

Porém no campo "Title" apenas "Have You Ever Really Loved a W"
??? Viu?

Houve ainda um "remendo" à versão 1 (rebatizada para 1.1) onde havia ao menos o número da trilha do álbum - importantíssimo para quem deseja ouvir um CD na ordem exata das trilhas.

Digo "remendo" porque simplesmente improvisaram retirando dois bits retirados do já limitado campo do título para adequar os dois dígitos da trilha.

Então a ID3v2 veio para acabar com isso. De que forma? Simples:
Incluindo tudo que o usuário considerar necessário dentro do MP3 em um espaço muito maior e predeterminado para dar e sobrar para a tag!

Ou seja, não há perigo da informação ocupar espaço do som codificado.

Finalmente, o usuário tem a opção de incluir, além dos dados corriqueiros como artista, ano de gravação, veja só:

  1. Títulos longos como em " Have You Ever Really Loved a Woman?" - inclusive o ponto de interrogação, coisa impossível no nome de arquivo do Windows;
  2. O nome dos compositores, título do álbum, número da faixa no CD e qualquer outra informação que o usuário achar digna de nota;
  3. A letra da música exibida linha por linha conforme é executada, bem ao estilo videokê;
  4. Imagens. Que podem muito bem ser a capa do álbum, fotos do artista, cenas do clipe, etc.

Note que nos dois últimos casos há uma ressalva importante:
Você pode tanto anexar a letra e as imagens dentro do MP3 como pode também apenas especificar o local onde elas se encontram.

No caso da letra, eu pessoalmente tenho incluído-a dentro dos MP3. É muito mais prático ter tudo incluído em um único arquivo - o MP3.

No caso da imagem, ainda não achei nenhum utilitário competente o suficiente para anexá-la ao MP3. Por isso, até o momento, especifico dentro do MP3 o local (path) onde as imagens se encontram para que o player as exiba de acordo com cada música. No meu caso uma sub pasta da pasta onde estão meus MP3s.

Se você já está se perguntando:

"Incluir um mundo de informações, a letra, e até imagens no MP3?! Como é que eu faço isso?"

Descubra como na seção "Como usar".

Letra, informações dentro do MP3?! Isso não aumenta o tamanho final dos arquivos? Naturalmente há um aumento no tamanho do arquivo MP3. Mas é coisa insignificante - apenas alguns bytes a mais. Logicamente isso vale para a letra e informações diversas - ainda não testei qual o tamanho acrescido quando incluímos imagens dentro do MP3.


Página Anterior
Anterior
Home Page
Home Page
Página Seguinte
Próxima


Copyright © 2000-04 - Nilson Rogério Bazana

1