Esta página faz parte do site Qualidade em MP3.
Caso não esteja vendo o logo do site logo acima, você não está vendo o site na íntegra.
Para uma experiência completa, em ordem relativamente cronológica, clique aqui.

Instalando os programas necessários

Neste capítulo subentende-se que você esteja familiarizado com arquivos.zip - pois ao menos o Lame costuma vir compactado neste formato.

Lame:

Simplesmente descompacte seu arquivo .zip em uma nova pasta dando à ela o nome que desejar (que tal "Lame"?)

Exact Audio Copy - EAC:

Se você baixou um arquivo .zip a exemplo do que fez com o Lame, descompacte-o para uma nova pasta com o nome de sua escolha.

Abra esta pasta com o Windows Explorer e rode o executável (isto é, duplo-clique no arquivo com a extensão .EXE)
Se você baixou um arquivo .exe (instalador automático), ignore o processo anterior e siga os passos para instalação (sorry, por enquanto em inglês!)

Apresentando o EAC ao seu drive de CD-ROM

Após as boas-vindas avançe para a configuração do drive (ou drives) de CD-ROM em seu computador:
Ele pedirá agora que você insira um CD de áudio no drive.

Na próxima tela escolha a opção "I prefer to have accurate results" - algo como "prefiro obter resultados precisos na extração".

A tela abaixo é então exibida enquanto o EAC usa a leitura do CD no drive para detectar quais das três características (no destaque) seu drive possui.
Tela do EAC mostrando as três 
opções a serem detectadas no drive: Caching, Accurate Stream e C2 Error Info De acordo com a configuração de sua máquina esse processo pode durar até alguns minutos.

Na verdade algo provavelmente terá dado errado se a detecção terminar em apenas alguns segundos:
Neste caso é aconselhado realizar o teste novamente.

Se tudo correu bem, a única característica detectada no seu drive (isto é, marcada com yes) será "Accurate Stream":
A maioria dos drives não faz caching e o EAC propositadamente não realiza o teste de C2 Error Info neste momento - preferindo deixar a critério de cada um fazer o teste mais tarde.

Mas saiba desde já que apenas uma pequena parcela dos drives possui C2 Error Info.
Felizmente para o usuário médio a extração com apenas Accurate Stream habilitada será o suficiente para WAVs (mais tarde, MP3) de extrema qualidade.

Lame! Cadê você??

Terminada esta etapa o EAC perguntará se o Lame já se encontra em sua máquina. Seguindo as instruções do capítulo anterior - e ignorando a sugestão dada pelo EAC - você obterá o Lame na sua mais recente versão (3.100 em 2019)

Encontrado o Lame, aceite a recomendação do EAC para configurá-lo automaticamente e permita que ele crie ID3 tags. Tela após configuraç@ão  
EAC-LAME.

Em seguida é requisitado um endereço de e-mail para que o EAC possa acessar o freeDB. Pode ser "qualquercoisa@seila.com" ou seu endereço de verdade - você decide.
Esse excelente serviço faz com que o EAC reconheça a grande maioria dos CDs que você insere no drive, sem que seja necessário digitar os títulos das faixas uma a uma.

Outra tela e você já está quase lá: Escolha beginner ou expert (beginner apenas faz com que algumas das opções dos menus do EAC sejam desativadas). Fica a seu critério fuçar ou não com essas características mais tarde.

E... pronto! Eis a tela principal do EAC! Basta pressionar as teclas "ALT" e "G" juntas e você terá seu CD com todas as faixas nomeadas, prontas para serem transformadas em MP3 de qualidade!

Não se preocupe caso deseje mudar alguns dos parâmetros estipulados a pouco: Basta acionar no menu "EAC" a opção "Configuration Wizard..." e reconfigurá-lo novamente.

"E agora? Já posso fazer MP3 de qualidade?"

Claro que sim! Veja como na próxima página.


Página Anterior
Anterior
Home Page
Home Page
Página Seguinte
Próxima


Copyright © 2000-19 - Nilson Rogério Bazana

1